São José dos Campos-SP, domingo, 20 de outubro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Comprar sabão líquido ou em pó para lavar as roupas é uma opção de muitas pessoas, mas nem sempre o valor final do produto fica barato. Desta maneira, muitos tentam driblar o alto custo com soluções caseiras.
Neste caso, o sabão caseiro, para quem tem tempo de produzir, se torna uma opção mais viável. Inclusive, é algo simples de se fazer e que não pesa tanto no bolso, gerando muita economia e fazendo render muitas lavadas de roupas.
Quais os ingredientes para o sabão caseiro
Agora, para ter um sabão caseiro, precisará de cinco ingredientes, além de um ralador, para conseguir o resultado. A seguir, confira os itens necessários e que serão responsáveis por render até três litros e meio do produto.
- Sabonetes: 2 unidades
- Água quente: 1 litro
- Detergente de supermercado: 1 litro
- Sal: 2 colheres
- Água morna: 200 ml
Como fazer passo a passo
Primeiramente, tem que pegar os dois sabonetes, de qualquer marca, e ralar com o ralador. Neste caso, deve ter um recipiente, possivelmente de vidro, adequado para colocar o produto. Enquanto isso, já pode deixar a água fervendo por alguns minutos no fogão, enquanto continua a ralação.
Em seguida, coloque a água quente no recipiente com o sabonete ralado, de forma gradual. Além disso, coloque um litro de detergente junto, para dar a consistência necessária.
Inclusive, conforme um vídeo mostrado no canal ‘Cantinho de Casa’, no YouTube, é necessário que esse detergente seja de supermercado e nunca o caseiro. Assim, terá o efeito necessário.
Em seguida, comece a mexer até deixar o produto pastoso, homogêneo e no ponto certo. Após fazer isso, coloque para descansar por oito horas.
Sal é importante conservante
No dia seguinte, quando for pegar novamente o recipiente com o sabão caseiro, adicione duas colheres de sopa de sal e mais 200 ml de água morna, sem esquentar, em outro recipiente, que pode ser uma caneca. Essa mistura será um importante auxílio para conservar o material, onde depois irá incorporar.
Por fim, já poderá usar o seu sabão caseiro, que renderá três litros e meio, e guardar em um recipiente adequado. Inclusive, há pessoas que vendem esses produtos caseiros e, além de economizar em casa, ainda conseguem ganhar um dinheiro extra.