São José dos Campos-SP, sábado, 19 de outubro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O amaciante é um importante aliado para a lavagem das roupas, que ficam mais macias e é um item essencial. Além disso, é a oportunidade de deixar as peças ainda mais cheirosas e com um odor agradável.
No entanto, o que pouca gente sabe é que é possível fazer um amaciante em casa, sem muito custo e com apenas dois ingredientes. Desse modo, conseguirá até mesmo economizar dinheiro, já que o produto feito em casa é muito mais barato.
Inclusive, no canal de YouTube do influenciador digital Bernardo Fernandes, há uma dica simples e fácil. E poderá usar o produto no dia a dia.
Como fazer um amaciante natural caseiro?
De acordo com as dicas do canal de YouTube, são necessários dois ingredientes para fazer o amaciante caseiro natural. Um deles é o sabonete e o outro é o vinagre de álcool, além da água.
Primeiramente, deve pegar o sabonete, que pode ser aquele da marca Sebo, e ralar com um ralador apropriado. No caso, pode escolher o ingrediente com o cheiro que entender ser o mais interessante.
Depois de ralar tudo, coloque o sabão no fundo de um recipiente de vidro e coloque um pouco de água quente. Neste caso, use um litro para conseguir uma quantidade adequada.
Com a água quente, coloque gradualmente no recipiente, o que será suficiente para derreter o sabão. Inclusive, vale lembrar que não precisa colocar o sabão ou sabonete diretamente no fogo, pois, já está suficientemente fino.
Após fazer isso, comece a mexer com uma colher, até derreter totalmente. Depois, deixe em reserva por cerca de 4 horas, até endurecer.
Hora de adicionar o vinagre com álcool
Em seguida, quando a mistura estiver fria, ficará gelatinosa e pronta para ir ao liquidificador. Então, separe 50 ml de vinagre de álcool e adicione no recipiente antes de bater, parando após dois ou três minutos.
Quando ficar suficientemente cremoso, devolva a mistura ao recipiente de vidro e adicione um litro de água em temperatura ambiente, para ficar mais consistente. Em algumas situações, é possível colocar corante opcional, para deixar com a cor predileta.
E, quando estiver misturando de novo, se formará uma espuma e é hora de colocar para descansar de novo por alguns minutos. Assim, já estará pronto para armazenar o amaciante caseiro em uma garrafa pet ou, até mesmo, em um recipiente usado de amaciante.