São José dos Campos-SP, sábado, 19 de outubro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Limpar ou até mesmo ‘salvar’ uma panela de alumínio muitas vezes parece uma tarefa difícil. No entanto, é possível usar uma pasta, para muitos tida como ‘milagrosa’, para garantir a limpeza ideal.
Além de ser ‘milagrosa’, essa pasta é caseira e precisa de poucos ingredientes para se fazer. Inclusive, não custa caro e é possível finalizar em poucos minutos, rendendo uma quantidade razoável para usar diversas vezes. No canal de YouTube do influenciador digital Bernardo Fernandes existe um vídeo que mostra exatamente o procedimento correto.
Como fazer a pasta de alumínio?
Primeiramente, será necessário ter em mãos três ingredientes, ou até quatro, caso opte por um corante. E, com esses três itens a seguir, já conseguirá realizar os serviços:
- 70g de soda cáustica em escamas (99% diluída em 150 ml de água ou limpa alumínio)
- 500ml de óleo
- 400ml de álcool 70% ou acima
- Corante verde (pode ser opcional)
Neste caso, vai precisar misturar muito bem os produtos e ficar atento ao tempo de diluição da soda. Além disso, é necessário ter exatamente essa quantidade de produtos citados para ficar certo. Além disso, primeiro tem que misturar o óleo e o álcool e, depois, a soda.
Qual é o ponto certo da mistura?
Agora, para a sua pasta milagrosa dar certo é necessário também misturar até chegar ao ponto de escurecer e saponificar. Aí, vai colocar o corante verde, caso entenda ser necessário.
E, o mais importante, deve ficar atento ao ponto específico, deixando no chamado ponto de pasta para dar certo. Durante o procedimento, a pasta irá começar a engrossar e a ficar turva.
Então, vai ficar ponto de doce, isto é, parecida com o brigadeiro, por exemplo. Para atingir o ponto ideal, é preciso ter paciência para misturar, um procedimento que dura cerca de 13 minutos. Quanto mais misturar, mais irá engrossar.
Assim, vai colocar no recipiente e deixar pronto para o uso. Em alguns casos, é possível até mesmo ganhar uma renda extra vendendo o produto.
Por fim, na hora do uso, é só pegar uma pequena quantidade, molhar na esponja ou no Bombril e passar na superfície de alumínio da panela. Isso será o suficiente para retirar manchas e deixar o produto novamente brilhando.