Fazer mudas de amora em casa é uma boa opção de reaproveitar os galhos das plantas, garantindo novos plantios e renovando o ambiente. Além disso, é uma planta que ajuda a valorizar o ambiente, deixando o espaço ainda mais acolhedor.
Logo, uma muda de amora em casa se torna uma opção das mais interessantes, ainda mais se já tivermos um pé da planta. E, se não estiver mais dando frutos, é mais um motivo para apostar nestas mudas novas, que poderão crescer e frutificar.
Saiba como fazer a poda certa na amora
Primeiramente, deve pegar o galho da raiz e tirar as folhas, fazendo uma poda curta, tirando 25 centímetros. Isso porque, se fizer uma poda maior, a raiz ficará fraca e a plantação não terá tanta resistência quanto deveria.
Além disso, deve priorizar um galho mais grosso, justamente porque os mais finos levam mais tempo para enraizar e dar a planta nova.
De acordo com especialistas, se descascar a planta dois centímetros embaixo, no pé, já ajuda na hora de enraizar. Mas, antes de tirar essa casca, é necessário e importante esterilizar o estilete.
Aliás, a própria tesoura de poda da planta tem que passar pelo processo de esterilização antes. E isso tudo irá ajudar no resultado final.
Outro ponto importante é a necessidade de tirar todas as folhas do galho para depois colocar para enraizar. Um exemplo de como ser feito está em um vídeo no canal ‘Plantas em Vasos’, no YouTube.
Galho pode gerar várias mudas
No caso dos galhos, quando se corta cerca de 20 centímetros, é possível gerar de cinco a seis pedaços, que replantados serão transformados em mudas. E isso irá ajudar a multiplicar a sua planta.
Agora, deve pegar o substrato, que pode comprar pronto ou fazer na hora, e colocar em um recipiente adequado, pequeno, onde, depois irá colocar o galho, mas sempre deixando ao menos um centímetro de respiro para a borda, por conta da irrigação.
Por fim, deve pegar a muda e deixar na sombra e, apenas quando tiver com cerca de 25 centímetros de altura, poderá levar ao sol. Ainda assim, é algo gradual, a cada dez dias e por algumas horas.
Então, após 60 dias, poderá levar ao sol com frequência e replantar no vaso. E terá uma nova muda de amora, ou várias mudas, dependendo da quantidade de galhos.